Sempre que se busca um investimento seguro e protegido, o imobiliário parece ser uma das muitas opções do mercado para quem deseja lucrar sem abrir mão da tranquilidade. Ainda assim, muitas pessoas ficam em dúvida se investir em imóveis é realmente um bom negócio. Essa modalidade é a mais tradicional entre os investimentos no Brasil e é um excelente instrumento de diversificação de carteiras para investidores de diferentes perfis. Mas, a questão que sempre persiste é: quais as vantagem que esse investimento realmente traz?
Proteção contra inflação
Investir em imóveis é uma excelente forma de se proteger contra a inflação, seja comprando, vendendo ou alugando. Na compra e venda, os preços costumam ser sempre reajustados pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Os contratos de locação geralmente são reajustados anualmente pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Ou seja, a tendência é que o valor dos imóveis e dos aluguéis acompanhe sempre a alta dos preços em toda a economia, o que nem sempre acontece com outras formas de aplicação.
Analise o mercado
Quem possui um ou mais imóveis pode alugá-los, mantendo assim uma fonte de renda permanente, importante para compor o orçamento familiar ou ampliar o patrimônio. Mesmo em tempos de crise, a busca por imóveis continua em alta. De qualquer forma, a dica para quem busca investir em tais ativos é analisar o mercado e entender melhor a demanda existente por imóveis residenciais, comerciais, etc. Isso evita que o imóvel fique desocupado por longos períodos. Além disso, para garantir o valor do imóvel, invista na manutenção de um inquilino para outro.
Segurança
Quer tranquilidade na sua aplicação? O mercado imobiliário oferece isso. Claro que nenhum investimento é 100% isento de risco, mas quem opta por investir o seu dinheiro na compra de um imóvel pode ter a certeza de que raramente irá desvalorizar subitamente ou ser afetado por outros problemas nos mercados financeiros. Isso ocorre porque o imóvel é um ativo físico e existe para sempre. Além disso, mesmo eventuais depreciações são compensadas no longo prazo, garantindo rentabilidade aos investidores.