Tradicionalmente, muitas pessoas viajam no início do ano, nos meses quentes de janeiro e fevereiro, principalmente quem tem filhos nas férias escolares. Afinal, é uma ótima oportunidade para a família se reunir e curtir o verão! Mas você já se perguntou como pode deixar sua casa mais segura enquanto está longe?
Separamos 5 dicas para você colocar em prática.
1. Checklist
Fazer uma listinha de prioridades pode ajudá-lo a se lembrar de tudo o que precisa verificar antes de sair de viagem. Isso inclui verificar se todas as janelas da casa estão fechadas (banheiros externos e áreas de serviço), verificar se todas as portas que dão para o exterior estão trancadas e claro, desligar o fio da tomada e certificar-se de que as torneiras da água estejam fechadas.
2. Chave secreta
Uma mania que muitos imitam dos filmes americanos é deixar uma chave extra em algum lugar disfarçado, para o caso de uma visita ou até mesmo você esquecer, como um vaso ou embaixo de um capacho/tapete. Isso pode ser perigoso! Quando estiver fora de casa, não se esqueça de tirar as chaves extras de seus esconderijos. É bom minimizar as chances de alguém descobrir e invadir, não é?
3. Câmeras remotas e aplicativos
Atualmente, não faltam câmeras de segurança no mercado que são super acessíveis e vêm com todos os dispositivos tecnológicos que você possa imaginar. Há uma variedade de modelos, com diferentes capacidades: alguns podem gravar material por dias sem manutenção manual, outros são filmes coloridos com qualidade de imagem impecável.
Mas a melhor parte é que eles também se conectam ao seu telefone, permitindo que você monitore sua casa pelo aplicativo a qualquer hora e em qualquer lugar. Dependendo do modelo, eles podem até enviar notificações para o seu telefone se os sensores detectarem movimento. No entanto, se você optar por essa forma de segurança ao viajar, lembre-se de manter a energia e o Wi-Fi funcionando
4. Invista em alarmes
Uma solução antiga, mas ainda eficaz, são os alertas sonoros. Como nem todo mundo tem, isso pode ser uma surpresa para os mal-intencionados, pois eles costumam fazer barulho para chamar a atenção de toda a comunidade, além de se conectarem a uma central de atendimento que possa atendê-los. A empresa de alarme também irá notificá-lo através do seu número de celular.
5. Dê seu número para algum vizinho de confiança
Uma ligação pode ser decisiva em diferentes situações que exigem agilidade e cautela, por isso vale a pena deixar seu número com alguém que você confie. De cheiros estranhos a portas quebradas, mesmo de longe, ser avisado com rapidez para poder retornar ou resolver o problema à distância pode fazer toda a diferença.
Curtiu as dicas? Acompanhe a CTT também nas redes sociais.